Exames
Angiofluoresceinografia
Fornece uma série de fotografias das estruturas do fundo do olho, analisando as condições dos vasos sanguíneos da retina e da coroide.
Biometria óptica
Apresenta maior precisão nos dados e surgiu como forma de determinar seguramente a lente intraocular ideal para cada paciente. Além de determinar o comprimento axial, os biômetros avaliam a curvatura corneana, tamanho da córnea e profundidade da câmara anterior. Dessa forma com esse único aparelho conseguimos determinar a medida da lente intraocular do paciente.
Campimetria computadorizada
Detecta e quantifica anormalidades no campo visual, causadas, principalmente, por doenças na retina, neurológicas ou glaucoma. É indicada para acompanhamento de pacientes com neuropatias, glaucoma, alterações na retina e que realizaram plástica ocular.
Curva tensional diária
Consiste na medição da pressão intraocular em diferentes horários ao longo do dia. Permite o traçado de um gráfico com os períodos da maior e da menor medida, orientando assim os horários da prescrição medicamentosa.
Ecografia ocular
Avalia as estruturas internas do globo ocular (cristalino, cavidade vítrea, retina, coroide e esclera) e cavidade orbitária (músculos oculares e nervo óptico).
Fundoscopia
Observa e avalia as condições gerais do fundo do olho e da retina. Essa estrutura consiste em uma membrana ocular, cuja função é transformar as imagens em estímulo nervoso, para que o cérebro as interprete.
Gonioscopia
Avalia a anatomia e a estrutura do ângulo da câmara anterior do olho, que é uma área importante para que o fluido ocular possa circular.
Mapeamento de retina
Visualiza e avalia a saúde da retina, do disco óptico e dos vasos sanguíneos na parte posterior do olho.
Microscopia
Analisa a quantidade de células presentes na camada mais profunda da córnea, o endotélio corneano, bem como seu formato e tamanho, para verificar se as células dessa região da córnea permanecem saudáveis. O exame é uma das principais formas de identificar irregularidades no endotélio corneano, parte do globo ocular responsável por manter a desidratação da córnea, garantindo a sua transparência e, consequentemente, boas condições de visão.
Paquimetria Ultrassónica
Mede a espessura da córnea, que é uma estrutura fina e transparente localizada na parte da frente do globo ocular.
Pentacam
É reconhecido como o padrão-ouro da tomografia do segmento anterior do olho, mapeando completamente a córnea, sua curvatura, espessura, elevações, profundidade da câmara e diâmetro. É valioso no diagnóstico e avaliação dos casos de ceratocone e glaucoma, assim como, no planejamento da cirurgia de catarata.
O exame é importante na avaliação pré operatória dos pacientes candidatos a cirurgia refrativa ocular a laser, procedimento feito nas correções de miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia.
OCT| Tomografia de coerência óptica
Produz imagens coloridas que permite observar e avaliar as estruturas anteriores do olho (córnea, câmera anterior, íris e o cristalino) e as estruturas posteriores do olho (retina e o nervo Óptico).
A OCT é capaz de avaliar com grande resolução, três das principais causas de cegueira na população, a Retinopatia Diabética, a Degeneração Macular e o Glaucoma, detectando alterações precoces, possibilitando o tratamento em estágios iniciais dessas doenças.
Retinografia colorida
Emite fotografias em alta resolução das áreas do fundo do olho, sendo possível identificar alterações retinianas, como sangramentos, cicatrizes ou inflamações.
Tonometria de aplanação
Permite a medida da pressão intraocular (PIO), que é a pressão dentro do olho.
Topografia corneana
Analisa o relevo e a curvatura da córnea em toda a sua superfície, desde o centro até à sua periferia, criando uma espécie de mapeamento.