Cirurgias
Capsulotomia YAG laser
Procedimento utilizando um laser específico para remoção de manchas de uma estrutura do olho.
Cirurgia de Catarata por
facoemulsificação
Quando a opacificação do cristalino avança, é necessário a extração da catarata e a substituição do cristalino por uma lente intraocular-LIO. Na atualidade, a cirurgia de catarata faz-se com a técnica de facoemulsificação, tratando-se duma técnica minimamente invasiva, devido ao pequeno tamanho da apertura e à leve manipulação cirúrgica.
Cirurgia de Estrabismo
Aplica-se nos estrabismos que não são corrigidos com óculos, corrigindo o desalinhamento dos olhos. Restabelece o equilíbrio entre as forças dos músculos oculares externos, reposicionando o globo ocular.
Cirurgia de Glaucoma
Diminui e controla a pressão ocular, evitando o aumento das lesões no nervo óptico. Consequentemente, ajuda a preservar a acuidade visual.
Cirurgia de miopia, astigmatismo
e hipermetropia
É a parte da cirurgia oftalmológica que faz a correção dos defeitos refrativos dos olhos, que são:
Miopia
O olho tem um excesso de potência dióptrica, através da qual a imagem focada forma-se diante da retina, em vez de focalizar-se acima dela, percebendo uma imagem desfocada.
Hipermetropia
Ocorre o contrário da miopia, o olho tem menos potência dióptrica do que é a necessária, e a imagem forma-se detrás da retina.
Astigmatismo
O olho não tem uma forma uniforme, apresenta mais poder dióptrico num eixo do que no outro, e as imagens focalizam-se em vários pontos, detrás ou diante da retina.
Cirurgia de plástica ocular
É uma especialidade da oftalmologia que cuida das pálpebras e dos tecidos em volta dos olhos, como glândulas, cílios e o sistema de drenagem da lágrima. Essas estruturas delicadas têm a função essencial de proteção dos olhos e, portanto, da visão.
Cirurgia de Pterígio
Procedimento para tratar o pterígio, que é uma pele/membrana na superfície do olho, que cresce do canto para o meio, sobre a córnea, optando-se pela técnica cirúrgica mais adequada para cada paciente.